O SAPI é pautado em experiências, por isso traz à Goiânia profissionais, empresas e instituições que fazem a diferença no audiovisual brasileiro.
Keiko Okamura
Raquel Gusson
Tiago Mello
Erico Rassi
Rafaela Camelo
Aline Belli
Vânia Lima
Daniele Godoy
Convidado
Trabalhadora da cultura há 30 anos, atuou como produtora audiovisual, produtora cultural e na gestão pública. Esteve como superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa na Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e atualmente está como Secretária Adjunta de Cultura de Mato Grosso.
Convidado
Raquel Gusson é Produtora de Desenvolvimento na Boutique Filmes. Formada em audiovisual, especializou-se em roteiro pela Sundance Collab e MBA em Gestão de Projetos pela USP/Esalq. Assina a Produção de Desenvolvimento das séries “Passinho, O Ritmo dos Sonhos” e “Mila no Multiverso” para a Disney+ e “Mal Me Quer” para a Warner Channel. Apaixonada por contar histórias e pensar em estratégias de negócios para a indústria audiovisual, atua na área criativa de curadoria de projetos, pesquisa, desenvolvimento e negócios.
Convidado
Tiago Mello, sócio da Boutique Filmes, é Produtor Executivo da primeira produção original da Netflix no Brasil, a série “3%” (quatro temporadas). Também é produtor das séries “Mila No Multiverso” (duas temporadas) e mais recentemente “Passinho – O Ritmo dos Sonhos”, ambas pelo Disney+. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, Tiago é nomeado quatro vezes ao International Emmy Awards, com as séries “Zoo da Zu” (Discovery Kids, em 2015 e 2017), “SOS Fada Manu” (Gloob, 2016), e “Julie e Os Fantasmas” (Nickelodeon/Band 2012). Também assina a produção executiva de “Nosso Mundo Zoo” (Discovery Kids), spin off da série de sucesso “O Zoo da Zu”, “Mal Me Quer” (Warner Channel), “Gigantes do Brasil” (History Channel), “Mauá – O Primeiro Gigante” (History Channel), “Papaya Bull” (Nickelodeon), “Temporada de Verão” (Netflix), “Onisciente” (Netflix) , “A Grande Luta” (HBO), entre outros grandes projetos.
Tiago Mello foi responsável pela série “Escola Pra Cachorro” (TV Cultura/Nickelodeon/TV Ontario), primeira coprodução entre Brasil e Canadá para a televisão. Com a TV Globo e Cartoon Network, esteve à frente da série de animação “Sítio do Picapau Amarelo”. Como Produtor Executivo, produziu também “Descolados” (MTV), “Brilhante” (TV Brasil) e o curta “Vivi Viravento” (de Alê Abreu). Tiago é membro da International Academy of Television Arts & Sciences (International Emmy).
Convidado
Erico Rassi é diretor, roteirista e montador. Em 2017 lançou seu primeiro longa-metragem “Comeback”, premiado no Festival do Rio com o prêmio de Melhor Ator para Nelson Xavier e no Festin Lisboa com os prêmios de Melhor Filme pela Crítica e Melhor Direção pelo Júri. Em 2024 lançou o filme “Oeste Outra Vez”, que estreou no Cinequest Film Festival em San Jose / CA (US) e ganhou o prêmio de Melhor Longa Metragem no 52º Festival de Gramado. Seus filmes ganharam mais de 40 prêmios em festivais nacionais e foram selecionados para mostras competitivas em mais de quinze países ao redor do mundo. Nascido no interior de Goiás, suas narrativas abordam o universo masculino e trazem como personagens homens rudes, subdesenvolvidos, incapazes de lidar com suas próprias falhas e fragilidades.
Convidado
Diretora e roteirista brasiliense formada em Audiovisual pela UnB e pós-graduada em roteiro pela FAAP. Finaliza o seu primeiro longa, “Sangue do meu sangue”, coprodução Brasil e Chile. É integrante da Rede Paradiso desde 2019, quando recebeu o prêmio Cabíria de melhor roteiro de longa. Com o curta “As Miçangas”, co-dirigido com Emanuel Lavor, foi selecionada para a Berlinale 2023 e ganhou os prêmios de melhor curta no 36o Film Fest Dresden e Panorama Coisa de Cinema. Antes disso, “O Mistério da Carne”, curta que escreveu e dirigiu, foi selecionado para Sundance 2019 e ganhou os prêmios de melhor filme no Biarritz Amérique Latine e no festival New Directors, New Films. Participou de laboratórios como Produire au Sud e BrLab, sendo ganhadora do prêmio principal do BAL-Lab 2019 (França). Participou do programa Latino Americano do Berlinale Talents em 2021.
Convidado
Aline Muxfeldt Belli – Produtora executiva da Belli Studio nas séries Boris e Rufus (Disney, Amazon Prime, Cultura), Tuca o mestre cuca (RaTimBum e Cultura), Esquadrão do Mar Azul (em produção) e A Garra do Crime (em desenvolvimento). Formada em Publicidade e RP, trabalha há 20 anos no mercado audiovisual. É presidente do Santacine – Sindicato Patronal da Indústria Audiovisual, membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual e fundadora do Movimento SC Criativa.
Convidado
Vânia Lima é diretora, produtora e roteirista desde 1999. Iniciou a carreira na TV Aberta, no Grupo Bandeirantes de televisão, atuando a seguir no SBT, TV Educativa, emissoras onde criou e dirigiu e coordenou diversos núcleos de trabalho. Como diretora atuou em mais de 30 projetos audiovisuais entre séries, curtas e filmes. Dentre os últimos, destacam-se os longas Cartas Para… e Pontos de Força, as séries Memórias do Brasil 2ª e 3ª temporadas e Trindade Nordestina com estreias previstas para 2024-2025. Atualmente dirige a área de conteúdo do Grupo Têm Dendê, do qual é sócia fundadora, referência na produção audiovisual e gestão de propriedades intelectuais com uma cartela de mais de 50 títulos exibidos no Brasil, Costa Rica, EUA, Dinamarca e Panamá. No repositório de autores da Biblioteca Nacional se encontram 69 registros produzidos de sua autoria vinculados a cinema e televisão, nos gêneros documentário e ficção. Atualmente integra o Conselho Superior de Cinema e a Câmara Técnica do Audiovisual brasileiro.
Convidado
Há mais de 10 anos nas Nações Unidas, Daniele Godoy é formada em Relações Internacionais, é líder do time de Engajamento com Setor Privado na ONU Mulheres no Brasil há dois anos e meio. A ONU Mulheres é a entidade da ONU dedicada a gênero e a igualdade para todas as mulheres e meninas. Lidera a Aliança Sem Estereótipos no Brasil, uma colaboração inovadora entre empresas e organizações presentes em 12 países para promover a representação positiva das mulheres na publicidade. Inspirada nessa iniciativa, lançou a Aliança por Mais Mulheres em sua diversidade no Audiovisual, em parceria com o grupo Mais Mulheres Lideranças no Audiovisual, que inclui quatro produtoras na sua fase piloto – Gullane, Conspiração, O2 Filmes e Pródigo. Também coordena as ações relativas aos Princípios de Empoderamento das Mulheres no Brasil, 07 princípios que orientam as empresas a avançarem na igualdade de gênero a partir da agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.