O Prêmio Cora é uma iniciativa que visa promover a produção audiovisual feminina do Centro-Oeste brasileiro. O objetivo do prêmio é fortalecer a cena audiovisual da região, promover a diversidade e a inovação no cinema, e criar um ambiente que favoreça a criatividade e a igualdade de oportunidades.
Em 2024, o Prêmio CORA comemora cinco anos, desde sua primeira edição e para marcar essa meia década estamos lançando uma publicação que é fruto de uma pesquisa historiográfica que explora a produção cinematográfica feminina no Centro-Oeste do Brasil, destacando a luta e a contribuição das mulheres cineastas na região. O livro aborda a invisibilidade histórica das mulheres no cinema, a importância da preservação da memória audiovisual e o impacto cultural, estético e social dessas produções, a partir de textos enviados por pesquisadoras de toda a região.
Diante de uma história fragmentada e frequentemente invisibilizada, decidimos como desdobramento do livro realizar a Mostra Águas Correntes – Mulheres no Audiovisual do Centro-Oeste, que ocorrerá entre 20 e 23 de junho em Goiânia. Este evento contará com curadoria de Ceiça Ferreira e Lidiana Reis e apresentará filmes realizados exclusivamente por mulheres da região, incluindo curtas e longas-metragens de ficção, animação e documentários, evidenciando a diversidade e relevância dessa produção.
Águas correntes – A produção feminina do Centro do Brasil é uma publicação, que juntamente com a mostra e o mapeamento tem por objetivo ampliar o espectro de representações no cinema, trazendo à tona questões sociais, culturais e políticas muitas vezes negligenciadas. O Prêmio CORA, com esta iniciativa, reafirma seu compromisso com a diversidade e a inovação no cinema, fortalecendo a cena audiovisual do Centro-Oeste e promovendo um ambiente onde a criatividade e a igualdade de oportunidades possam florescer.